domingo, 29 de março de 2009

Capelas de Santa Leocádia


Santa Leocádia é a freguesia que dá o nome ao concelho e foi sede do senhorio de Baião.
Em Santa Leocádia existem as seguintes capelas: a de São Jorge, pública, situada a pequena distância da igreja paroquial; a da casa de balde, da invocação de Nossa Senhora das Dores, pequenina e muito antiga; a da casa da Lage, da invocação da Nossa Senhora da Conceição. A talha destas capelas, assim como a matriz, deve ser aproximadamente da mesma época – renascença em transição para o barroco.
Há ainda a capela da Casa da Roupeira, ampla, de linhas simples e harmoniosas, mas sem ornatos artísticos. Existe no lugar de Arrabalde, uma capela que não chegou a ter altar e outra em ruínas no lugar dos Valados, cuja tribuna em puro estilo renascença foi mudada pelos proprietários para o oratório da Casa das Quartas, onde uma bula de Sé Apostólica concede que se celebre o Santo Sacrifício.

sábado, 21 de março de 2009

O início



É com grande satisfação que dá-mos início ao primeiro blog dedicado exclusivamente à freguesia de Santa Leocádia.
Santa Leocádia é uma das vinte freguesias pertencentes ao concelho de Baião, sendo esta freguesia responsável pelo nome do mesmo.
É ainda de realçar que esta pequena povoação é privilegiada com uma maravilhosa vista sobre o rio Douro, sendo de destacar também, e principalmente, a simplicidade e a hospitalidade de um povo trabalhador e muito orgulhoso da sua tradição!
Assim sendo, este blog pretende dar a conhecer uma freguesia e também o seu concelho, pouco conhecidos a nível nacional e mostrar um pouco da sua história, gentes e cultura.